terça-feira, 10 de setembro de 2013

Seguindo os passos do Postulantado Mãe do Divino Amor...

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”    (Mt 28,19)
No último dia 28 de julho, o Postulado “Mãe do Divino Amor” participava, juntamente com mais de 3 milhões de jovens, da Missa de Envio com o Santo Padre. Para nós, realmente era um grande envio, pois já estávamos em preparação para a nossa missão em Condado do Norte- MG, a partir do dia 30.
“Ide, sem medo, para servir” – dizia o Papa Francisco nesta Santa Missa, no qual, para nós, já era um incentivo para a missão que nos esperava. Se antes da Jornada estávamos cheios para viver a Missão Palotina no Condado, nossa alma missionária ainda mais se transbordou com a experiência que passamos junto com o sucessor de Pedro.
O Post. Nilson Trugano ficou responsável pelas comunidades Brejo Grande, Brejinho e Umbauba. Post. Bruno, Santa Rosa e Santa Cruz; E Post. Marco encarregado de orientar as comunidades de Barroca Branca, Pé do Morro e os Morros, enquanto o Pe. José fazia a assistência na Capela do Bom Jesus no próprio Condado. Essa missão consistiu plenamente na orientação espiritual de todos os moradores da região, levando a Boa-Nova a todas as pessoas. Fomos acolhidos com muito carinho, nos sentindo ainda mais animados com a vivência do Cristo para nós naqueles dias.
A experiência foi enriquecedora para nós do Postulado Palotino. Um grande crescimento espiritual e entusiasmo vocacional, reinflamando a nossa alma missionária. Em cada casa visitada, caminhávamos debaixo do sol escaldante em estradas de terra, ouvíamos as histórias de vida de cada pessoa... para nós, era andar ao lado do próprio Cristo.  Neste pulsar, sentíamos autênticos palotinos descobrindo e dando a conhecer o tão sonhado apostolado pelo nosso querido santo fundador São Vicente Pallotti.
Estávamos ali para evangelizar e com a graça de Deus fomos evangelizados. “Ninguém é pobre o bastante que não possa dar, e rico o suficiente que não necessite receber”.  O estilo cristão do povo do sertão, fez-nos pensar e mudar nossa forma de ser. Com tamanha experiência parece-nos ter aumentado nossa fé, reconhecendo que o pouco, para Deus é muito. Aprendemos que é na simplicidade que se encontra o infinito amor de Deus.

A missão e os festejos encerraram-se no dia 10 com a Santa Missa intitulada “sertaneja” presidida pelo pároco, Pe. Henderson e logo após a apresentação do Pe. José Rodrigues, SAC, animando ainda mais a noite.  






Post. Marco Antônio

Festival Palotino da Canção e Dia Esportivo

Tenda de Adoração
     Nesse último final de semana aconteceu em Guapimirim o Festival Palotino da canção e o dia Esportivo Palotino.
     Nos moldes do que aconteceu no ano passado o nosso evento mais uma vez superou as expectativas. contou com a presença do pessoal de Itaperuna, são Benedito, Santa Rita e NSrª do Rosário de Fátima, a galera de Niterói, São Sebastião, NSrª de Fátima - Itaipuaçu e NSrª de Fátima - Pendotiba, nossos amigos de Minas, São Sebastião em Volta Grande, e as paróquias do Rio: São  Roque, Divina Misericórdia, Santa Isabel e NSrª Medianeira de todas as Graças.
    Todos com muita animação foram recebidos pelo Santíssimo Sacramento, numa procissão que andou por todo o sítio abençoando os dois dias de evento.
Alongamento dia Esportivo
Como resultado do Festival, tivemos como primeiros colocados: 1º Cachoeiras de Macacu, 2º Pendotiba e 3º Medianeira! Foi uma surpresa esse resultado e uma alegria muito grande para todos.
   O Festival se encerrou, como no ano passado com uma vigília conduzida pelo padre Jurandir SAC, pároco em Cachoeiras de Macacu, e animada por um ministério de música misto, com músicos das nossas diversas paróquias. Foi renovadora, revigorante, simples e intensa! Não se vê reclamações, apenas saudades de momentos tão fortes.

Com certeza foi um dos melhores festivais, que já nem sabemos se pode apenas ser chamado de Festival Palotino... Mais de 500 pessoas, inclusive de paróquias não palotinas, vivendo dois dias em comunhão, fraternidade, cooperação. Foi uma experiência de UAC para todos, de Cenáculo e de Igreja, pois estar com pessoas de tantos lugares unidas pelo Carisma palotino, e cooperadas é inacreditável.
     E para fechar isso tudo, no domingo, o dia Esportivo, proporcionou de forma mais intensa um intercâmbio entre os jovens que foram divididos em equipes inter-paroquiais para competir nas mais variadas modalidades esportivas num clima leve e agradável para todos...










Animação com o Pe. José




Peça dos Jovens da p. de São Benedito



Equipe inter-paroquial de Trabalho

Jovens que apresentaram a peça.


Músicos preparando a vigília









Jurados

Coordenadores da JP Rio, Itaperuna e Niterói.



Louvor antes da Vigília




    Temos agora marcado um encontro no dia 08 de Dezembro no Seminário para o CONSAGRAR-TE-EI num modelo totalmente novo, e já podemos agradecer a Deus pelos frutos que esse evento que a 23 anos faz parte da história da Região Mãe da Misericórdia! viva o Festival Palotino da Canção!!!

E em breve postaremos mais fotos!

nov. Renato Vieira Jr.
Fotos: Diversos Autores via Facebook

Caminhada vocacional - Itaperuna

     A melhor forma de conhecer o que aconteceu na XVIII Caminhada Vocacional, realizada pela Paróquia São Benedito  no dia 25 de agosto é trazendo ao nosso conhecimento o que este encontro histórico causou no coração dos jovens.
     Quando me solicitaram este texto  pensei logo em saber dos jovens que estavam la o que eles sentiram, esperavam e o que causou em suas vidas com Cristo aqueles momentos especiais.
     Estavam presentes e empenhados jovens de caminhada e também alguns que estavam ali pela primeira vez.        
     Foram unanimes dizendo que a caminhada foi muito divertida, animada, com otinas propostas nas partilhas e dinâmicas. Diziam que era importante abordar o tema vocacional. E me chamou atenção a comunhão entre jovens de outras paroquias ajudando na organização da Caminhada.
     Não existe outra palavra se não emocionante para descrever aqueles momentos... A Caminhada refrescou em nossa memoria e corações o que vivemos na JMJ com aquela via sacra rezada e encenada nas ruas de uma cidade de Fé tão viva.
      Foi com certeza um grande lançar de sementes para o reino de Deus, com certeza o coração dos nossos jovens se abriu um pouco ao apelo de Deus para a vida consagrada, religiosa e matrimonial comprometida com a Igreja.
      Vivemos momentos de estreita proximidade de Deus, ver o empenho da equipe de trabalho, o zelo em deixar que tudo acontecesse da melhor forma possível foi um testemunho muito forte. Também estar próximo de pessoas consagradas, padres e seminaristas de diversas realidades, no nosso tempo , eh um testemunho muito forte de que vale a pena viver de forma estreita unido a Deus.

noviço Renato Vieira Jr ao Jornal "O Semeador" da paróquia são Benedito, Itaperuna.