quinta-feira, 27 de junho de 2013

Comunidade Formativa no 11º SETA - Itaperuna - RJ

 “Um só Rebanho e um só Pastor” (Jo 10, 16)

No último domingo, 23, aconteceu no Centro de Formação João Paulo II – Itaperuna - o 11º SETA - Seguir a Trilha do Amor, evento promovido pela Comunidade de Aliança Trindade Santa.
O evento que aconteceu durante todo o dia, contou com grandes pregações, momentos de adoração e louvor, finalizando com a Santa Missa. Cerca de 4 mil pessoas compareceram ao encontro, dentre elas, postulantes, noviços e consagrados palotinos. Uma alegria enorme de estarmos todos unidos! Os padres Roger, Ivan e Edimilson (consagrados da Canção Nova), juntamente com a Comunidade, conduziram todos os momentos do SETA.
O valor da felicidade em Deus foi um dos focos promovidos pelo encontro. Só encontraremos a nossa alegria plena em Deus, na espera da Verdade, na fidelidade à Sagrada Escritura e na intimidade com Jesus, através da oração. Nada e ninguém pode nos tirar a felicidade eterna ou roubar o sonho de um cristão, onde habita o Amor infinito.
Durante a adoração, Jesus nos convidou a renovar a nossa vida, a nos despojar de nós mesmos, a fazermos um novo propósito de amor, para que não caíssemos na frieza da fé, buscássemos o nosso chamado, encontrássemos Sua vontade em nossas vidas. “Então não vou me abater, a minha fé não vai morrer. Vem me levantar, vou continuar e meu milagre vai chegar”, cantavam os presentes adorando o Santíssimo Sacramento.
Como em Pentecostes, estávamos “repletos do Espírito Santo” (At 2, 4). Encontrávamos todos reunidos em Cenáculo, na presença da Virgem Maria - Mãe do Infinito Amor. O amor de Cristo nos uniu, cada um na sua realidade, formávamos a unidade da Igreja, todos com o mesmo propósito de louvar e adorar o Senhor. Saímos de lá renovados, movidos pelo Espírito Santo.

Agradecemos imensamente a Deus e aqueles que deram “sim” para a Sua Santa vontade. Que não sejamos “revestidos do Cristo” (Gl 3, 27), somente no SETA, mas que reconheçamos que somos imagem e semelhança do Deus vivo a cada dia, dando o testemunho do Seu infinito amor onde estivermos.
Post. Marco Antônio 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Seguindo os passos do Postulado “Mãe do Divino Amor”...

Bienvenutto!!!
            Muitos vão se perguntar o porquê desse título. Então, eis que já me coloco a explicar.  Esse título compreende-se a dois objetivos, ou ainda melhor, duas homenagens, se for possível ser assim definidas. Primeiramente, o idioma a ser utilizado e segundo, o significado em si da palavra.
            O Postulado essa semana passou por transformações. Houve uma transição com o diretor espiritual da Casa. Ocorreu no dia 18 a Santa Missa de despedida de Pe. Gilmar e acolhida de Pe. Adenilson.

         Pe. Gilmar, desde o início do ano nos acompanhava, porém, Deus confiou a ele uma nova experiência, aprofundar seus estudos em Roma. Logo, Deus, não querendo nos deixar órfãos, nos confiou um novo pai espiritual, Pe. Adenilson. 
            “Hoje eu posso dizer, com certeza, que estou muito feliz e gosto do que eu faço!” – diz Pe. Gilmar. Queremos agradecer imensamente a Deus pela oportunidade que nos deu, de conviver e passar até aqui esse período de formação, com a direção espiritual confiada a ele. Agradecemos pela sua grande colaboração em nosso crescimento espiritual.
            Do mesmo modo, louvamos a Deus pela chegada do Pe. Adenilson. Acolhemo-lo de braços abertos nessa nova missão. “Não sou eu a guiar vocês, mas o próprio Cristo que irá nos dirigir!” – dizia Pe. Adenilson na Santa Missa. “Reconhecemos o quanto Pe. Gilmar colaborou e o quanto Pe. Adenilson tem para acrescentar nesse Cenáculo!” – concluía Pe. José, diretor do Postulado.

            Agora, podem entender melhor o motivo do título, certo?


 

sábado, 15 de junho de 2013

Exercícios Espirituais - II Semana (Noviciado Palotino 2013)

Os noviços palotinos da América do Sul fazem a II Semana dos Exercícios Espirituais.
 
 
Humildade – uma modalidade do amor


O serviço fraterno é o primeiro gesto de amor que Cristo ensinou a seus discípulos: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
“Aquele que quiser ser o primeiro, que seja o servo de todos”.
 
O próprio Cristo dá testemunho de que Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos (Mt 20, 28). Podemos constatar o fruto da sua pregação na celebração de quinta-feira santa em que Ele lava os pés de seus discípulos, e, ao mesmo tempo, convidou-os para que também eles fizessem a mesma coisa (Jo 13, 14).
 

Servir o irmão não é uma tarefa fácil, precisa, antes de tudo, muita humildade e força de vontade para não servir-se dele.
São Pedro exorta a todos que querem viver o amor: “sejam humildes” (1Pd 3, 8), pois a humildade leva a pessoa a viver a abnegação cristã. Portanto, diante de um pedido de honrarias da parte de alguns discípulos que queriam sentar-se um à direita e outro à esquerda são exortados a ocuparem o último lugar (Mc 9, 35).
O modo evangélico de colocar-se diante do outro é através da humildade e das ações concretas no dia-a-dia, como a mãe que não esconde a alegria de servir o filho.
Só é possível o crescimento comunitário, na medida em que haja disposição entre as pessoas para lavarem os pés uns dos outros. São através dos pequenos gestos que cada um pode mostrar o seu profundo desejo de realizar aquilo que fora recomendado por Cristo: “amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos amaldiçoam”.
O humilde reconhece que tudo o que possui é graça. Ele tem consciência de que é Deus quem o procura e que sempre o perdoa e que está sempre pronto para começar tudo de novo.
Deus é um eterno apaixonado pela criatura humana, feita à sua imagem e semelhança. Por isso, submeteu-se às piores humilhações ao assumir a natureza humana para que o homem pudesse ter um rosto resplandecente como o Seu. Deus ama porque o Seu amor deve expandir-se, e a melhor forma de expansão se dá através do amor mútuo, no serviço gratuito, no morrer pelo outro como o fez Cristo.
 
Pe. Valdeci Antônio de Almeida, SAC (deuscaridade)

Pe. Ricardo Henkes, SAC

            Richard Henkes nasceu em 26 de maio de 1900 em Ruppach, uma aldeia no Westerwald, perto de Montabaur na Alemanha . Com a intenção de se tornar um missionário palotino em Camarões , mudou-se em 1912 da escola estadual para uma escola de estudo palotino.  Seu diretor espiritual era então o Pe. José Kentenich . Richard Henkes participara entusiasticamente na vida da recém-fundada Comunidade de Vida Cristã e tornou-se diretor da seção missionária.
             Em 1918 , ele foi convocado para o serviço militar em Darmstadt , onde ele teve que aprender que  não poderia realizar todos os seus altos ideais. Em 1919, ele completou seus estudos e fejuntou-se aos Palotinos. Em 1921 , fez suas promessas pela primeira vez e, depois de superar uma crise espiritual, foi ordenado sacerdote em 1925 em Limburg .
            Henkes ensinava aos jovens na escola Palotina de Schoenstatt , no Alpes e novamente em Schoenstatt.
             A fim de evitar ser inscrito na Wehrmacht , o Vigário Geral Nathan von Branitz nomeou-o como administrador da paróquia de Strandorf (1941-1943), na região de Hlučín. Como pároco exertava os fiéis atraavéz de pregações e muitos retiros a respeito das atrcidades da guerra, e nessa posição estava protegido do serviço militar, livre para cumprir sua missão.
             Finalmente, em 08 de abril de 1943 Richard Henkes foi preso em Racibórz pela Gestapo por causa de um sermão que deu em Branice sobre o papel desempenhado pela Wehrmacht. Em 10 de julho daquele ano, ele foi transferido para o campo de concentração de Dachau . Não tinha que fazer trabalho forçado em fábricas. Apesar disso, ele manteve-se firme na sua fé, partilhando a sua comida com muitos outros e incentivando seus companheiros de prisão.
            Apesar de não ser muito dotado para as línguas, ela aprendeu a falar checo , porque queria ficar depois da guerra como capelão no Oriente. Desde a primavera de 1944, ele trabalhou em uma sala do Bloco 17, formado em sua maioria por tchecos .
Quadro a óleo da Escola Superior de Filosofia e Teologia em Scoenstatt.
Mostra o padre Henkes cercado de cenas que expressam sua vida como prisioneiro
no campo de Concentração de Dachau.
            Já no fim da guerra, estourou em Dachau a segunda maior epidemia de febre tifóide . A 11 fevereiro de 1945 foi chamado para ser voluntário entre padres alemães, para dedicar-se a cuidar dos doentes. Como Henkes sabia que era uma ameaça mortal, fechou-se com os doente para cuidar deles.                   Depois de algumas semanas, ele também ficou doente e veio a falecer.
         
Em 25 de maio de 2003, o Bispo de Limburg, em cuja diocese se localiza o local de nascimento de Richard Henkes, começou o processo de beatificação.
Adaptado de http://es.wikipedia.org/wiki/Richard_Henkes, em 15/06/2013.
Pe. Ricardo Henkes, SAC.HOLZBACH, A. Tradução Willi Krause, João Baptista Quaini - Santa Maria: biblos, 2011.

Seguindo os passos do Postulado “Mãe do Divino Amor”

“Olha a chuva... É mentira!”
            

       Uma mentira que poderia se tornar realidade, contudo o sol raiou e não teve motivos para o desânimo.
            No dia 1 de junho, no Postulado “Mãe do Divino Amor” – Guapimirim ocorreu o Arraiá Palotino. Salgados, doces, caldos e outras comidas típicas não faltaram em nossa festa. Também não faltaram músicas e trajes caipiras, animando ainda mais a nossa festa. As crianças não ficaram de fora. O cantinho delas estava reservado com pescaria, jogo de latas e boca do palhaço.

            A presença de muitos amigos deixou a festa ainda mais bonita. Tivemos a colaboração de muitos benfeitores para o resultado positivo do nosso Arraiá. Desde já, por meio deste, agradecemos a Deus por esse momento fraterno e a todos que ajudaram, direta ou indiretamente, para o êxito desse evento. Pode-se concluir dizendo: “Ô trem baum sô!”






Seguindo os passos do Postulado “Mãe do Divino Amor”

“Eis o pão que os anjos comem...”
            No último dia 30, dia do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Postulado “Mãe do Divino Amor” fazia-se presente em Itaperuna.
            Os fiéis reunidos eram das mais diversas paróquias, totalizando, aproximadamente 4 mil fiéis representando suas paróquias. Eram organizadas, ao longo do percurso, tendas temáticas onde eram proclamados os Evangelhos e em seguida a benção do Santíssimo. O fim do trajeto ocorreu na praça, em frente a Igreja Santa Rita, local preparado para celebração da Santa Missa.
            O efeito que causou em nós, comungar o próprio Cordeiro Imolado e a importância do autêntico testemunho dos cristãos foram assuntos de grande ênfase na homilia desse dia. “Não podemos ouvir: ide em paz e o Senhor vos acompanhe. E responder: Graças a Deus ‘que acabou’!” dizia Pe. Leandro em sua homilia. Não deve ser assim a postura de um cristão, cuja alma deve latejar de amor por Jesus Sacramentado. A conversão do homem é buscada de forma crescente e diária.

            Por fim, a quantidade de participantes nesta festa, este ano, superou a do ano passado – testemunham alguns presentes. O sorriso impresso no rosto dos fiéis era certo, no qual confirma o êxito da celebração.