sábado, 16 de julho de 2011

Fotos da Ordenação Episcopal de D. Júlio Endi Akamine, SAC















Brasão Episcopal de D. Júlio Akamine



Os adornos externos ao escudo são: o capelo verde (chapéu prelatício) com dois cordões de cada lado do escudo e, na ponta de cada um dos cordões, seis borlas. Cada grau hierárquico é identificado por particularidades artísticas: no caso dos bispos, o chapéu, os cordões e as borlas são todos de cor verde; também a quantidade de borlas e suas posições são próprias dos bispos.

1. Pinheiro sobreposto ao Círculo vermelho e Fundo prata (branco)

É sabido que o Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) cresce em meio à floresta densa, sobressai sobre a vegetação e estende seus galhos e sua sombra sobre outras árvores. Como o pinheiro não nega a sua sombra, seus frutos e a sua proteção às outras plantas e animais da mata, assim o ministério episcopal deve ser marcado pela dedicação e pelo desvelo do próximo.
O conjunto forma­do pelo Fundo branco (prata) e pelo Círculo vermelho faz alusão ao Japão, terra de origem dos avós de D. Julio. No Japão, eles tinham lido num panfleto: "No Brasil, há uma árvore com frutos de ouro. Basta estender a mão para colhê-los!".
Aqui, eles não encontraram a riqueza prometida. Encontram, porém, outra árvo­re: a árvore da cruz e da vida.  

2. A lamparina acesa e Bíblia aberta

São simbolos do estudo e do ensino: a lamparina é símbolo da ciência o de quem busca o saber; o a Bíblia aberta, na heráldica, significa erudição e ensino. Os símbolos indicam que há uma sagrada circularidade entre o que o Bispo é com os cristãos e o encargo que ele tem frente a eles. "Cada Bispo deve poder repetir como Santo Agostinho: 'Se se considerar o lugar que ocupamos, somos mestres; mas, pensando no único Mestre, somos condiscípulos vossos na mes­ma escola' ( ... ). Aquilo que ouviu e recebeu do coração da Igreja, cada Bispo devolve-o aos seus irmãos, dê quem deve cuidar como o Bom Pastor" (Pastores Gregis, 28; 29).  

3. Cruz do Infinito em fundo azul

A cor azul significa a justiça e o zelo. A Cruz do Infinito, em vermelho (sangue de Cristo) e realçado pelo dourado (nobreza), é formada por dois símbolos matemá­ticos do infinito (Infinito em posição vertical). Esse símbolo foi muito usado por S. Vicente Pallotti em suas anotações espirituais para exprimir os dois polos de seu mundo espiritual: Deus Amor Infinito e o seu anelo insaciável de glorificar Deus
Esses dois polos estão separados ontologicamente e, ao mesmo tempo, unidos pela Misericórdia de Deus. O símbolo do infinito em posição vertical indica tanto o movimento descendente da graça de Deus e quanto o ascendente da glorificação dos cristãos.

Listel e Lema

O listel contém o lema episcopal: Bonum facientes infatigabiles (Não vos canseis de fazer o bem - GI 6,9). Para Deus, nenhuma iniciativa de bem, nenhum ato de bondade e de solidariedade é em vão. O Pai vê e reconhece o bem que realiza­mos por causa de Cristo e em seu nome. O bem que fazemos, mesmo que não seja reconhecido pelos outros, está destinado à glorificação da ressurreição. Crer na ressurreição da carne significa crer que não só daremos, no Pai, o nosso último respiro, mas que nEle encontraremos toda a nossa 
história glorificada e transfigurada na história de Cristo.

Fonte:Deuscaridade (Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC) 

Veja a Ordenação Episcopal de D. Júlio Endi Akamine, SAC

D. Júlio Endi Akamine, SAC, foi ordenado Bispo Auxiliar da diocese de São Paulo.
A Província São Paulo Apóstolo agradece ao novo bispo pelos trabalhos realizados junto aos palotinos e roga a Deus para que o ilumine neste novo ministério apostólico. Este video foi tirado de: 


fonte: Deuscaridade (Pe. Valdeci Antonio de Almeida, SAC)

Ordenação Episcopal de D. Júlio Endi Akamine, SAC

Foi ordenado, em São Paulo, o primeiro bispo com ascendência japonesa do Brasil. A Catedral da Sé ficou lotada para a cerimônia de ordenação do monsenhor Júlio Endi Akamine, SAC. Nomeado bispo auxiliar do cardeal Dom Odilo Scherer na Arquidiocese de São Paulo.
O primeiro bispo nipo-brasileiro do país nasceu na cidade de Garça, no interior de São Paulo, e tem 48 anos

Dom Julio toma posse como vigário episcopal da região Lapa. Ao lembrar de sua mãe Dom Julio reconheceu o apoio que recebeu dela, Teruco Oshiro Akamine, de quem recebeu muitos conselhos. “Filho, lembre-se, quanto mais você sobe na arvore, mais fino é o tronco e mais forte é o vento”, contou dom Julio. 
A celebração foi acompanhada por representantes da colônia japonesa e de outras religiões orientais, além de inúmeros bispos e arcebispos, além de muitos padres, a maioria da Região Episcopal Lapa, para onde o novo bispo será designado, e padres palotinos, congregação a qual o bispo pertence
Fonte: O GLOBO

domingo, 3 de julho de 2011

Escritos de São Vicente Pallotti

Oferecimento ao coração de Jesus pelas Mãos de Maria (São Vicente Pallotti)



Jesus Cristo, sumo, universal e eterno sacerdote.
         Sou indigno de estar inscrito na milícia eclesiástica, porque sou cinza e pó, um nada.   
Sou mais indigno ainda por que muitas vezes pequei, resisti à vossa graça e abusei de vossa misericórdia. Mas, confortado e movido pela vossa graça – que me concedeste pela intercessão da Mãe de Misericórdia, refúgio dos pecadores e Rainha dos Apóstolos – quero corresponder ao vosso chamado divino.  
         E, para destruir em mim toda indignidade, ofereço ao eterno Pai os méritos do vosso sacerdócio, e vos peço que com a santidade da vossa vida destruais em mim toda minha vida passada, para que a vossa vida santíssima seja minha vida.    
         E assim, santificado por vós, eis-me pronto para oferecer-me todo a vós. Eis o meu coração com todos os seus afetos. Eis a minha alma com suas capacidades. Eis meu corpo com seus sentimentos. Eis todas as minhas coisas. Eu as entrego nas mãos da Mãe de Misericórdia, Maria Santíssima .         
         Eu me despojo de tudo, pois quero que todo o meu eu e todas as minhas coisas sejam vossas, a fim de que vós sejais todo meu para sempre e assim eu viva até a morte cheio do Espírito do vosso eterno sacerdócio.

OO CC XIII, 525-526